Cresce a demanda de serviços logísticos para grandes eventos

O Grupo Movicarga que atua na locação, venda e assistência de empilhadeiras e plataformas elevatórias, além de oferecer serviços logísticos, é focada em desenvolver soluções sob medida para projetos de logística e intralogística. Segundo o Diretor-geral da empresa, Guilherme Pereira Osório, de alguns anos para cá, o Brasil, que antes contava apenas com edições esporádicas do Rock in Rio e eventos realizados com bandas nacionais, vem conquistando seu espaço na rota dos grandes shows e festivais internacionais de música.

DSC_0330Esse cenário, somado à realização da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 tornou o mercado de entretenimento muito atrativo para as empresas que atuam na área de logística, já que cada um destes eventos demanda uma série de serviços logísticos, que são fundamentais para que o espetáculo aconteça com a qualidade esperada por quem compra o ingresso.

Embora existam novas oportunidades, para atuar neste mercado, que demanda serviços de alto nível, é preciso ter forte especialização. Por isso, a INFRA convidou Osório para um rápido bate-papo para pontuar a demanda de serviços logísticos para eventos remotos, acompanhe:

Na sua visão, os eventos remotos têm representado oportunidades para as empresas de infraestrutura e prestação de serviços?

Os eventos remotos representam uma oportunidade para muitas empresas. Há situações em que o evento ocorre em uma arena ou local adequado para eventos, em que a demanda de infra é pequena. Porém há eventos em locais praticamente sem infraestrutura, como parques, autódromos, pavilhões de exposição etc. Em locais com pouca infraestrutura, há a necessidade de serviços de segurança e limpeza, banheiros químicos, iluminação, controle de acesso, movimentação de carga, adequações de piso e coberturas, dentre outras.

O mesmo acontece na prestação de serviços para empresas de logística?

Para empresas de logística, existe uma demanda expressiva nestes eventos. Estamos falando do transporte de basicamente tudo informado na pergunta anterior, além da movimentação interna de carga, montagem de som, iluminação e palco, apoio a demais montagens etc.

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Guilherme Pereira Osório, Diretor-geral da Movicarga.

Qual é o perfil de clientes que vem contratando serviços logísticos? O que ele deseja do fornecedor/parceiro?

As empresas responsáveis por eventos remotos buscam confiança! Obviamente o preço é um fator determinante, porém há uma preocupação e busca por empresas que são confiáveis. E não basta somente um nome para mostrar confiança, mas sim a prática. Esta confiança é adquirida com cumprimento de prazos, equipe qualificada, equipamentos em ótimas condições e flexibilidade e agilidade para atender as mudanças de programação, muito comuns em montagem e desmontagem de eventos. É importante lembrar que eventos tem data para acontecer, ou seja, atrasos não são tolerados, podendo inclusive haver multas altas em caso de qualquer atraso.

Você acredita que a prestação de serviços em ambientes remotos ainda é realizada de forma “amadora”?

Com certeza. Ainda há empresas pouco estruturadas e sem profissionais adequados. Em alguns casos, elas atendem, pois são empresas que “entregam o serviço” e estão aptas a acompanhar as mudanças de programação. O grande problema é a forma com que o serviço é realizado, ou seja, muitas empresas não dispõem de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para seus funcionários, os equipamentos de movimentação de carga utilizados não estão em boas condições e constantemente apresentam quebras, não há uma estrutura de back up que possa suportar eventuais demandas ou contratempos e, principalmente não possuem procedimentos e padrões seguros de operação. Este último pode colocar em risco a vida de pessoas e a realização do evento.

Se positivo ou negativo, o que ainda precisa melhorar?

A grande mudança está na contratante. O cliente precisa estar ciente que custo não é o único fator decisivo e que pequenas economias não são sustentáveis. Quando falo em pequenas economias, significa que realmente a diferença de valor não é significativa, uma vez que as margens praticadas atualmente são bem apertadas. Buscar um fornecedor/parceiro que possa oferecer segurança, equipe treinada, equipamento adequados é algo que precisa ser levado em consideração. A boa notícia é que cada vez mais os clientes percebem esta condição e buscam empresas mais qualificadas.

Quais são os cuidados que uma empresa deve tomar, antes de contratar serviços logísticos?

Acredito que seja importante buscar o histórico e a experiência do prestador de serviços logísticos. Verificar pessoalmente o trabalho realizado e a infraestrutura do prestador é indispensável. No fundo, fornecedores de eventos devem estar aptos a “mudar os planos” e buscar soluções para os clientes, de forma rápida, eficaz e com bom humor, e ter uma estrutura de apoio robusta, com equipamentos reservas e equipe preparada.

* Matéria Públicada na Revista Infra de Setembro